NA TABAJARA: Radialistas Petronio Torres e Fernando Caldeira retornam ao horário de meio dia

Na terça-feira (27), será a vez do programa Fala Paraíba, das 12h às 14h, que volta com a apresentação de Petrônio Torres e Fernando Caldeira.

10941246_758606260892093_2075663857_n

Rádio Tabajara comemora 78 anos neste domingo

A Rádio Tabajara completa 78 anos neste domingo (25). Para comemorar a data, várias novidades serão implantadas na programação da rádio mais antiga da Paraíba. Este ano, além da inauguração de um museu, a emissora pretende ampliar a cobertura esportiva na frequência FM.

No campo jornalístico a novidade maior é a volta dos radialistas Petronio Torres, que deixou a rádio Arapuan em 2014, e Fernando Caldeira ao horário de meio dia com o programa Fala Paraíba.

De acordo com a superintendente da Tabajara, Maria Eduarda Santos, a programação festiva também inclui a inauguração de uma cabine esportiva no Estádio ‘Almeidão’, em João Pessoa, no domingo. O espaço vai ganhar o nome de Ivan Bezerra de Albuquerque, considerado um dos maiores cronistas esportivos do rádio paraibano. “Paralelamente a essa inauguração, iremos anunciar também a nova programação da Tabajara, que vai ampliar a cobertura esportiva em conexão com a AM”, adiantou a superintendente.

Na segunda-feira (26), além da volta do programa Fala Governador, o ouvinte da freqüência FM vai conferir o programa Microfone Aberto, das 20h às 22h. Na terça-feira (27), será a vez do programa Fala Paraíba, das 12h às 14h, com a apresentação de Stefano Wanderley, Petrônio Torres e Fernando Caldeira.

Na segunda-feira ainda haverá um culto ecumênico celebrado pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, e pelo pastor da Primeira Igreja Batista, Estevam Fernandes.

A superintendente da Tabajara ressaltou que a rádio tem vários motivos para comemorar. “Conseguimos modernizar a emissora sem perder a identidade com o Estado da Paraíba. Investimos na aquisição de novos equipamentos com o objetivo de fazer uma programação de qualidade, voltada para o nosso ouvinte”, afirmou. “É um trabalho que, todos nós que compomos essa equipe, realizamos com orgulho e responsabilidade, buscando honrar a confiança paraibano”, completou.

Museu – O espaço vai funcionar na sede da emissora, localizada na Avenida Dom Pedro II. “É algo que será destinado aos amantes do rádio. Lá, o ouvinte encontrará peças da radiofonia, gravações, vinis, além de outros atrativos que fizeram parte da radiofonia paraibana, como os grandes profissionais que passaram por aqui. Creio que, antes de junho, estaremos inaugurando esse museu”, antecipou Maria Eduarda.

Para encerrar as comemorações, no dia 1º de março, está prevista a realização de um amistoso entre Botafogo e Auto Esporte – clássico do futebol paraibano. A partida é uma preliminar do ‘Botauto’, que ocorre pelo Campeonato Paraibano. O evento, intitulado “Primeiro Futebol Solidário”, pretende arrecadar alimentos que serão doados ao Hospital Padre Zé. “É uma ação de solidariedade misturada com uma das maiores paixões do paraibano, que é o futebol”, disse a superintendente da Tabajara.

A rádio – A Rede de Rádios Tabajara é formada por duas emissoras de rádio sediadas em João Pessoa e transmite nas frequências 1110 kHz AM e 105,5 MHz FM. A rádio do Governo do Estado foi criada em 25 de janeiro de 1937 pelo governador Argemiro de Figueiredo, sob o nome de Rádio Difusora da Paraíba PRI 4.

Com pioneirismo, a Tabajara AM é a 17ª emissora de rádio mais antiga do Brasil. Na época de ouro do rádio – nas décadas de 1940, 50 e 60, ela promovia programas de auditório com artistas de fama nacional e até internacional.

A programação inclui programas jornalísticos e, principalmente, os esportivos, que mantém uma equipe afinada que faz parte da tradição do rádio no Estado. No total, são 30 programas. A rádio atende a finalidades educativas e culturais, dá visibilidade a vários grupos sociais e ainda estimula produções independentes.

Hoje, a Tabajara possui uma rede composta por mais de 20 emissoras paraibanas em cadeia, chamada Rede Tabajara Sat, que possibilita o alcance da emissora a todo o estado.
Já a Tabajara FM tem uma programação diferente, focada em músicas para o público adulto.