BARBARIDADE DA GUERRA: Sírios são engaiolados para atuarem como escudo humano... - VEJA VÍDEO

DAMASCO – Dezenas de mulheres e homens sírios da minoria religiosa alauíta foram enjaulados e usados como escudo humano em um desfile na segunda-feira no subúrbio de Duma, em Damasco, na tentativa de convencer o governo do país a parar com bombardeios na região. Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), a responsabilidade do ato é da coalizão salafista ultraconservadora Yaish al Islam, que disputa a zona com o presidente sírio Bashar al-Assad, também alauíta.

— O grupo os colocou em jaulas, em praças públicas de Ghuta Este (distrito ao qual pertence Duma), na tentativa de evitar um bombardeio do regime — disse Rami Abdel Rahman, chefe do OSDH, à AFP, segundo o jornal espanhol “El Mundo”. — Yaish al Islam está usando esses reféns e pessoas sequestradas, incluindo seus familiares, como escudos humanos.

Na imagens divulgadas nas redes sociais, as vítimas pedem o fim dos ataques em Ghuta este diretamente à câmera. Segundo o OSDH, os enjaulados foram sequestrados há dois anos no bairro de Adar al Ummaliya, sob controle de Assad, informou o “El Mundo”.

“Suas mulheres são nossas mulheres. Se querem matar minha mãe, terão que matar estes aqui também”, apelou um jovem junto aos caminhões que transportava as jaulas.

O texto que acompanha a publicação do vídeo afirma que “rebeldes de Ghuta distribuíram 100 jaulas com sete pessoas cada uma, e o plano é produzir mil jaulas e distribui-las por Ghuta Este (…) e em diferentes parte da cidade de Duma, particularmente em praças públicas e mercados que foram atacados no passado pela Força Aérea da Rússia”.

Segundo Hamza Birqdar, porta-voz da coalizão responsável, a medida foi tomada como “uma poderosa unidade de negociação”. Já Muhammad Alush, diretor do escritório político da Yaish al Islam negou que sejam escudos humanos e estão ali para a própria proteção.

“Quando as jaulas foram colocadas de fora, o bomberdeio diminuiu, nenhuma jaula foi atingida pelo bombardeio do regime no domingo”, disse Birqdar ao site Syria Direct.

A organização humanitária Humans Right Watch condenou o ato da coalizão em nota e afirmou que “o uso de soldados detidos e civis desta forma ilegal os põe em grave risco de sofrer danos” e é proibido por leis internacionais por violar a dignididade humana e humilhar indivíduos.

“Nada justifica encarcerar pessoas e prejudicá-los intencionalmente assim, mesmo que o propósito seja acabar ataques governamentais indiscriminados”, declarou o diretor do Oriente Médio da HRW, Nadim Houry.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/mundo/rebeldes-sirios-usam-alauitas-enjaulados-como-escudo-humano-17950963.html#ixzz3qROaeBjw