A VOLTA DO DIÁLOGO: Sindifisco-PB se reúne com o Secretário Estadual da Receita Marialvo Laureano

Entidades representativas do Fisco Estadual, Sindifisco-PB, Afrafep e AAFEP, foram recebidas pelo Secretário da Receita, Marialvo Laureano, quarta-feira última (26). Os representantes da categoria fiscal entregaram a proposta de reajuste salarial do Fisco, tendo em vista a data-base de janeiro.

17.09.13-receita-estadual-fiscalização_fotos-roberto-guedes_secom-pb-3

Entidades representativas do Fisco Estadual, Sindifisco-PB, Afrafep e AAFEP, foram recebidas pelo Secretário da Receita, Marialvo Laureano, quarta-feira última (26). Os representantes da categoria fiscal entregaram a proposta de reajuste salarial do Fisco, tendo em vista a data-base de janeiro.

A proposta, aprovada em assembleia geral realizada no Sindicato, no dia anterior à reunião com o titular da SER, visa que não haja redução salarial devido à aplicação de índices inferiores à inflação do período, bem como compatibilizar a remuneração do Fisco paraibano à dos demais Estados do Nordeste.

A assembleia sugeriu que o Secretário da Receita seja o interlocutor da categoria junto ao Governo do Estado. Espera-se que o Governo crie uma mesa de negociação para discutir a questão.

 

Falta de segurança

 

Durante a reunião com o Secretário Marialvo, os diretores também apresentaram a pauta com as deliberações do Fórum de Atualidades do Fisco Paraibano, realizado em agosto último, em João Pessoa. Os auditores enfatizaram que, neste momento, a prioridade nas negociações é a data-base de janeiro.

Outro ponto também tratado diz respeito à falta de segurança nos postos fiscais, ocasião em que os diretores externaram a preocupação dos auditores, que temem ocorrer uma tragédia nos locais de trabalho ante a violência crescente. Marialvo comprometeu-se a manter contato com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Cláudio Lima, e solicitar maior policiamento junto aos postos fiscais da Paraíba.

 

Fórum discute data-base

 

Os diretores das entidades que compõem o Fórum dos Servidores Públicos estarão reunidos durante a próxima quinta-feira (4), às 16h, no Sindicato dos Professores do Estado, Sintep, para discutir percentuais de reajuste, dada a proximidade da data-base dos servidores, no mês de janeiro.

Durante o seminário, os participantes contarão com a presença de representantes do Dieese que darão suporte técnico na análise do orçamento estadual, dos investimentos, custeio, lei de responsabilidade fiscal, entre outros.

 

Assembleia geral e os números do ICMS

 

Com expressiva participação dos filiados, o Sindifisco-PB realizou assembleia extraordinária, terça-feira última (25), no Sindicato. Os diretores apresentaram estudos que demonstram o excelente desempenho da arrecadação de ICMS na Paraíba: enquanto, em quatro anos, a inflação atingiu o total de 32, 82%, a arrecadação de ICMS cresceu 70,77%. Os números confirmam que o ICMS é uma importante fonte de receita para o Estado compensando o Fundo de Participação dos Estados, FPE, este instável e dependente de vários fatores sobre os quais o governo estadual não tem ingerência.

O crescimento da arrecadação de ICMS confirma a importância do trabalho do Fisco para manter o equilíbrio financeiro do Estado. Espera-se que haja entendimentos com o Governo para que o Fisco continue proporcionando os recursos financeiros necessários para aplicação em políticas públicas para o bem estar da população paraibana.

 

AGO do orçamento 2015

 

A diretoria do Sindifisco-PB convoca os filiados ativos, aposentados e pensionistas para participar, nesta segunda-feira (1º), às 10h, da assembleia geral ordinária de apreciação do Plano de Aplicação do Orçamento para o Exercício financeiro de 2015.

 

AGE aprimoramento do Estatuto

 

Os filiados estão convocados, igualmente, para outra assembleia geral, dessa vez específica, que acontece no próximo dia 9 para discutir mudanças no Estatuto do Sindifisco-PB.

 

Confraternizações

 

A partir desta semana, iniciam as tradicionais festas de confraternizações organizadas pelos auditores fiscais em todas as gerências de fiscalização.

Os primeiros eventos acontecem na próxima sexta-feira (5), em Patos e Sousa, com a participação da diretoria do Sindifisco-PB.

A diretoria destaca o excelente nível de organização das festas que, a cada ano, vem ampliando o número de participantes. Ao final de mais um ano de muito trabalho dos auditores, é importante que a classe se reúna para momentos de descontração, colocar os assuntos em dia, enfim, renovar as energias para o próximo ano.