A realidade

PESQUISA IBOPE: 73% dizem que não receberam conteúdo no WhatsApp com ataques a candidatos

Pesquisa Ibope para presidente divulgada nesta terça-feira (23) também perguntou aos eleitores se eles reberam conteúdo com críticas ou ataques a algum candidato à presidência pelo WhatsApp na semana que antecedeu o primeiro turno.

Pesquisa Ibope para presidente divulgada nesta terça-feira (23) também perguntou aos eleitores se eles reberam conteúdo com críticas ou ataques a algum candidato à presidência pelo WhatsApp na semana que antecedeu o primeiro turno.

A pergunta feita pelo Ibope foi: “Sem considerar a propaganda eleitoral gratuita, o(a) sr(a) recebeu conteúdo com críticas ou ataques a algum candidato à Presidência pelo WhatsApp, na semana que antecedeu a disputa do primeiro turno? (Caso sim) E o(a) sr(a) recebeu conteúdo pelo WhatsApp contra qual(is) candidato(s)?”.
Os resultados para a pergunta acima foram:

Não recebeu: 73%
Fernando Haddad (PT): 18%
Jair Bolsonaro (PSL): 18%
Ciro Gomes (PDT): 3%
Marina Silva (Rede): 2%
Não sabe/Não respondeu: 2%
Alvaro Dias (Pode): 1%
Cabo Daciolo (Patriota): 1%
Eymael (DC): 1%
Geraldo Alckmin (PSDB): 1%
Henrique Meirelles (MDB): 1%
João Amoêdo (Novo): 1%
Vera (PSTU): 1%
João Goulart Filho (PPL): 1%

Ajuda na decisão do voto

A pesquisa Ibope também perguntou: “E o conteúdo que o(a) sr(a) recebeu deste(s) candidato(s) ajudou ou não ajudou a decidir o seu voto?”.

Não ajudou: 75%
Sim, ajudou: 24%
Não sabe/Não respondeu: 2%

Checagem da informação

O levantamento também perguntou: “Ainda pensando no conteúdo que recebeu deste(s) candidato(s), o(a) sr(a) verificou ou não verificou se as informações eram verdadeiras?”.

Sim, verifiquei – 56%
Não verifiquei – 43%
Não sabe/ Não respondeu – 1%

Sobre a pesquisa

Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos
Entrevistados: 3010 eleitores em 208 municípios
Quando a pesquisa foi feita: 21 a 23 de outubro
Registro no TSE: BR‐07272/2018
Nível de confiança: 95%
Contratantes da pesquisa: TV Globo e “O Estado de S.Paulo”
O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Fonte: G1
Créditos: G1