fechamento

DEBATE MASTER: 4º e último bloco tem promessa de ‘reforma agrária estadual’ e Maranhão chamando Lucélio de Luciano

Os cinco candidatos ao governo participaram do debate

Os cinco candidatos ao governo da Paraíba se enfrentam na noite desta segunda-feira, 20, na TV Master, para discutir ideias e apresentar propostas para a Paraíba. Os cinco postulantes ao mandato de governador participam do embate da noite, João Azevedo (PSB), Jose Maranhão (MDB), Lucélio Cartaxo (PV), Rama Dantas (PSTU) e Tárcio Teixeira (PSOL) estão presentes ao debate que acontece no auditório da TV Master.

O quarto bloco conta com perguntas entre os candidatos, com tema livre. O candidato José Maranhão perguntou a Lucélio Cartaxo sobre as Organizações Sociais que atuam nos hospitais da Paraíba. Maranhão chamou Lucélio por Luciano, por três vezes. Na resposta, Lucélio disse que o modelo de governo de Luciano não tem arrogância, não tem grosseria e será levado para toda a Paraíba, sobre as OSs, ele disse que a eficiência dos serviços deve estar em primeiro lugar e destacou que construirá o Hospital de Trauma do Sertão da Paraíba, para evitar que os sertanejos viagem por tantas horas para receber atendimento médico. Na réplica, Maranhão disse que o Hospital de Trauma de Campina Grande foi iniciado na gestão de Cássio e concluído em seu governo, ainda é administrado pelos servidores estaduais, ele pontuou que a gestão pactuada em João Pessoa aumentou os gastos com custeio. Na tréplica, Lucélio disse que não há terceirização em João Pessoa, “nem na educação nem saúde”, disse. Ele afirmou que entregará a UPA do bairro Bancários na próxima semana.

A segunda rodada teve pergunta de Lucélio para Tárcio sobre segurança pública, destacando o déficit de policiais na Paraíba. Tárcio disse que Lucélio está querendo assumir o lugar do irmão e lembrou-o que o debate é estadual e não cabe ficar falando de Joao Pessoa como se fosse o prefeito. Sobre segurança, ele disse que pretende criar o batalhão da zona rural. Na replica, Lucélio prometeu fazer concursos públicos para garantir que haja efetivo policial em todo o estado. Na tréplica,Tárcio disse que vai garantir que as delegacias estejam abertas a noite, tanto as delegacias da Mulher, quanto de Crimes Homofobicos.

A terceira rodada teve pergunta de Tárcio Teixeira para João Azevedo. Ele quis saber sobre o orçamento estadual e os investimentos em educação, Tárcio aproveitou o tempo para falar novamente no desafio de mostrar contracheque dos professores e João Azevedo mostrar que o governo paga o piso salarial dos profissionais. O candidato do PSB disse que é importante ter estrutura para que os policiais trabalhem, tendo dignidade com carros, combustível, armas e munição. Tárcio disse que vai puxar o povo para discutir os assuntos ligados a gestão publica, desde os grandes investimentos até as isenções fiscais, “vamos rever o orçamento da comunicação, que tem mais dinheiro que o orçamento das secretarias da Mulher e Diversidade Humana”. Na tréplica, João Azevedo disse que a atual gestão ouviu a população e fez projeto de acordo com as demandas da população, no Orçamento Democrático.

A quarta rodada teve pergunta de João Azevedo para Rama Dantas sobre infraestrutura de estradas. Rama Dantas disse que as rodovias são importantes para a população e pontuou que a construção dessas obras não pode custar o suor dos trabalhadores em detrimento dos trabalhadores. Ela acusou a gestão estadual de enriquecer as “grandes empresas” e não cuidar dos produtores rurais. Na réplica, João disse que construirá novas estradas interligando importantes cidades “para reduzir caminhos fazendo com que o custo do transporte de mercadorias seja mais rápido e pratico”. Na tréplica, Rama disse que fará a reforma agrária na Paraíba e que os trabalhadores terão o controle das obras das estradas, da água e fará as obras.

A quinta rodada teve pergunta de Rama Dantas ao candidato José Maranhão sobre o preconceito e a opressão que as mulheres sofrem na Paraíba. Maranhão disse que votou a favor da aprovação da Lei Maria da Penha e criou, quando era governador, a delegacia da mulher no estado. Na réplica, Rama disse que 1% do PIB (Produto Interno Bruto) da Paraíba será investido no combate a violência de gênero no estado, se ela for eleita. Na tréplica, Maranhão disse que não fez tudo quando estava no governo, mas disse que criou as delegacias e que elas funcionavam com eficiência durante sua gestão, finalizando o bloco.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba