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"Marielle já foi tarde": como um post na internet pode causar sua demissão

Nesta segunda (7), o governo de Pernambuco anunciou dez dias de suspensão para o delegado Jorge Ferreira devido a um comentário sobre a vereadora Marielle Franco,

Getty Images/iStockphoto

Um comentário de gosto duvidoso na internet e… Boom! Lá se vai um emprego ou uma possível promoção no cargo. Não são poucos os executivos e profissionais que parecem se esquecer que vida pessoal, trabalho e internet já estão conectados. E o que não faltam são exemplos.

Delegado foi suspenso por comentário

Nesta segunda (7), o governo de Pernambuco anunciou dez dias de suspensão para o delegado Jorge Ferreira devido a um comentário sobre a vereadora Marielle Franco, executada em março do ano passado. Sem provas, o delegado comentou no Facebook que Marielle era ligada ao narcotráfico. A informação de que a parlamentar trabalhava com traficantes já foi desmentida. “Já foi tarde”, escreveu ele na postagem que custou a suspensão.

Reprodução/Redes Sociais

Lembre-se: você continua sendo você na internet

A cautela não é à toa. Pesquisa da Randstad, consultoria global em RH, mostra que 86% dos profissionais estão conectados com os amigos do escritório em plataformas como Facebook e Instagram.

“A forma como nos comportamos deve ser a mesma tanto online como ‘offline’. Os dois espaços são vida real e a construção de nosso perfil pessoal e profissional estão em ambos. Portanto, é preciso responsabilidade e equilíbrio”, explica Jaqueline Angelotti, orientadora profissional.

Falando assim parece simples, mas podemos destilar preconceitos ou comentários de mau gosto dependendo do sentimento que bateu na hora de clicar em “publicar”. Pode ser raiva, tristeza ou até mesmo o que pode ser interpretado como “descontração”.

E tem quem já foi demitido por falar demais

“Vimos diversos casos em 2018, por exemplo, em que pessoas foram demitidas por consequência do que postaram nas redes, como foi o caso do profissional demitido após vídeo de assédio sexual na Copa do Mundo”, relembra Juliana Palermo, gerente de marketing e especialista em marketing pessoal da Randstad.

No ano passado, Felipe Wilson, envolvido em um vídeo machista com uma mulher russa, foi demitido da companhia aérea em que trabalhava após a repercussão negativa das imagens na rede.

Outro caso emblemático foi a demissão de James Gunn, diretor da série de filmes “Guardiões da Galáxia”. Internautas encontraram publicações antigas de Gunn, no qual o cineasta faz piadas relacionadas à pedofilia. A Disney, dona da Marvel e responsável pela franquia de filmes, pediu a demissão do diretor. “Tenha em mente que aquelas informações ficam gravadas para sempre, por mais que você as delete depois”, conclui Angelotti.

Dicas e lembretes

  • Mantenha suas redes privadas. Por mais que as informações da internet não sejam realmente particulares, você dificulta o acesso e diminui a sua exposição;
  • Antes de publicar qualquer coisa, pense na relevância daquela informação e por que você quer compartilhá-la com todas aquelas outras pessoas que fazem parte da sua rede;
  • Seja objetivo e claro, a fim de evitar erros de interpretação;
  • Tenha em mente que aquelas informações ficam gravadas para sempre, por mais que você as delete depois;
  • Fique longe das redes quando estiver com as emoções exaltadas, como quando estiver com muita raiva ou indignado;
  • Avalie e questione a veracidade da informação que você recebeu; existem muitas fake news hoje e é nossa responsabilidade evitar que elas se propaguem;
  • Ache o ponto de equilíbrio para sua participação nas redes – não é necessário publicar conteúdo na mesma medida que você consome;
  • Lembre sempre que a forma como nos comportamos deve ser a mesma tanto online como “offline”. Os dois espaços são vida real e a construção de nosso perfil pessoal e profissional estão em ambos. Portanto, é preciso responsabilidade e equilíbrio.

*Fontes: Jaqueline Angelotti, orientadora profissional da ESEG – Escola Superior de Engenharia e Gestão, tem formação como psicopedagoga e coach de carreiras, além de experiência nas áreas de recrutamento e RH; Juliana Palermo, gerente de marketing e especialista em marketing pessoal da Randstad, consultoria internacional na área de Recursos Humanos.

Fonte: UOL
Créditos: UOL