destaque

'ASTRO DA COPA': Portugal leva sufoco do Marrocos, mas é salvo por Cristiano Ronaldo e vence a 1ª na Copa

Cristiano Ronaldo apareceu, e Portugal (no sufoco) venceu a primeira na Copa do Mundo da Rússia. Nesta quarta-feira, o craque português precisou de apenas 4min para balançar as redes adversárias e anotar o seu quarto gol na competição, o único do importante triunfo por 1 a 0 da seleção lusa sobre Marrocos, em partida disputada no Estádio Luzhniki, em Moscou, e válida pela segunda rodada do grupo B.

Em uma partida na qual sofreu defensivamente e dependeu de duas defesas de Rui Patrício para sair com o resultado positivo, Portugal agora fica em confortável situação na chave. Depois de empatar contra a Espanha na estreia, o atual campeão europeu chegou aos quatro pontos e assumiu a liderança; Espanha (um ponto) e Irã (três) fecham a segunda rodada nesta quarta, a partir das 15h (de Brasília), em Kazan.

Os portugueses podem até depender de apenas um empate diante dos iranianos para avançarem de fase – basta a Espanha confirmar o favoritismo e superar os asiáticos mais tarde. Desta forma, o resultado desta quarta encaminha a classificação dos lusos para o mata-mata.

O decisivo duelo entre a equipe de Cristiano Ronaldo, principal astro do Mundial até o momento (em desempenho e popularidade), e o Irã está agendado para a próxima segunda-feira, às 15h, em Saransk. Espanhóis e marroquinos jogam na mesma data e horário, na cidade de Kalingrado.

Quem foi bem: Cristiano Ronaldo

Carl Recine/Reuters

Dois jogos, duas vezes decisivo. Impossível não se render ao início de Mundial de Cristiano Ronaldo. O atual melhor jogador do mundo precisou de menos de 5min para inaugurar o marcador. São quatro gols em duas rodadas, e mais uma artilharia de competição bem encaminhada. Se Portugal pode sonhar em ir longe, esta projeção passa pelo faro de gol (apuradíssimo no momento) do seu craque.

Quem foi mal: Bernardo Silva

Dono de uma temporada excelente no Manchester City, Bernardo Silva surgia como principal candidato a coadjuvante de luxo de Cristiano Ronaldo na Copa do Mundo; o status, porém, não se justificou após dois jogos. Diante de Marrocos, o jogador comandado por Guardiola teve atuação apagada, errando quase todas as ações ofensivas. Saiu com menos de 15min da etapa complementar para a entrada de Gelson Martins.

Quem para o ‘Robozão’?

Cristiano Ronaldo está impossível na Rússia, diria um narrador de televisão. Não bastassem os três gols diante da favorita Espanha na estreia, o craque português precisou de apenas 4min para novamente balançar as redes. Após cruzamento de escanteio, o centroavante se deslocou e cabeceou sozinho para abrir o placar. O artilheiro da Copa, de quebra, se tornou o europeu com mais gols pela sua seleção, superando o húngaro Puskas.

Ronaldo + 10

Carl Recine/Reuters

Cristiano Ronaldo é um fenômeno, surreal. Entretanto, para Portugal realmente cogitar a briga pelo título da Copa do Mundo, não basta apenas o faro de gol apuradíssimo do jogador do Real Madrid. A equipe de Fernando Santos tem nomes talentosos como Bernardo Silva, João Mário e Gonçalo Guedes, além da vasta experiência de João Moutinho (112 jogos pela seleção lusa). Entretanto, até aqui, o quarteto não correspondeu. Vai ficar difícil só com o ‘robozão’.

Ronaldo + Rui Patrício + 9

Portugal só não foi exclusivamente de Cristiano Ronaldo porque Rui Patrício apareceu de maneira decisiva. No início do segundo tempo, em momento de maior pressão marroquina, o goleiro do Sporting justificou a posição de titular. A grande defesa, candidata a intervenção do Mundial, veio aos 12min, quando Belhanda cabeceou e o camisa 1 impediu naquele momento o empate.

Carl Recine/Reuters

Marrocos cresce com a desvantagem

Assim como na estreia diante do Irã, a equipe marroquina apresentou volume de jogo e assustou. Passado o início ruim com o gol de Cristiano Ronaldo, a equipe africana cresceu e terminou melhor o primeiro tempo, especialmente quando explorava a ala direita com Nordin Amrabat. A defesa portuguesa, nesta quarta-feira, se mostrou segura diante das investidas longas do adversário.

Jogo reativo desde o início

O gol logo cedo permitiu a Portugal atuar da forma em que se sente confortável: defesa segura e jogo de bolas longas para explorar Cristiano Ronaldo. A postura incomodou, inclusive, o craque, que constantemente foi flagrado pedindo para os companheiros subirem a marcação a fim de pressionar a defesa marroquina. Em vão, já que os portugueses se mantiveram fechadinhos e apenas ameaçando em contra-golpes.

CR7 x Messi: marroquinos escolhem lado

Personagem decisivo da partida, Cristiano Ronaldo acabou perseguido pela torcida marroquina durante boa parte do jogo. Além das vaias quando pegava na bola e ouviu seu nome anunciado no sistema de som do estádio, o português convivia com os gritos de ‘Messi, Messi’. E olha que a Argentina está em Nizhny Novgorod, a mais de 400 km de Moscou, local do jogo desta quarta.

Primeiro eliminado da Copa

A segunda derrota em dois jogos eliminou Marrocos da Copa do Mundo. Zerado em pontuação, a equipe africana não pode mais alcançar a segunda colocação do grupo B após o fim da terceira rodada. Portugal já chegou aos quatro pontos; a Espanha tem um e pega o Irã, algoz marroquino na estreia. Desta forma, qualquer resultado entre espanhóis e iranianos tira matematicamente o time de Herve Renard da briga por uma vaga nas oitavas.

FICHA TÉCNICA
PORTUGAL 1 x 0 MARROCOS

Local: Estádio Luzhniki, em Moscou (Rússia)
Data: 20 de junho de 2018 (quarta-feira)
Horário: 9h (de Brasília)
Árbitro: Mark Geiger (Estados Unidos)
Assistentes: Joe Fletcher (Canadá) e Frank Anderson (Estados Unidos)
Cartões Amarelos: Adrien Silva (Portugal); Benatia (Marrocos)

Gols:
PORTUGAL: Cristiano Ronaldo, aos 4min do 1º tempo

PORTUGAL: Rui Patrício; Cédric, Pepe, Fonté e Raphael Guerreiro; William Carvalho e João Moutinho (Adrien Silva), Bernardo Silva (Gelson Martins), Gonçalo Guedes e João Mário (Bruno Fernandes); Cristiano Ronaldo.
Técnico: Fernando Santos.

MARROCOS: El Kajoui; Dirar, Benatia, Da Costa e Hakimi; El Ahmadi (Fajr) e Boussoufa; N. Amrabat, Belhanda (Carcela)
e Ziyach; Boutaib (El Kaabi).
Técnico: Herve Renard.

Fonte: UOL
Créditos: UOL