Defesa do Consumidor

VEJA VÍDEO: Helton Renê analisa 28 anos de existência do Código de Defesa do Consumidor, 'Inovador'

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou no programa Master News desta quita-feira(13) o secretário do Procon Municipal de João Pessoa, Helton Renê.

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou no programa Master News desta quita-feira(13) o secretário do Procon Municipal de João Pessoa, Helton Renê. Durante a entrevista Helton falou sobre a comemoração dos 28 anos de existência do Código de Defesa do Consumidor e falou sobre a luta pelos direitos do consumidor na cidade de João Pessoa.

Helton iniciou comentando o surgimento do Código e a resistência inicial que houve no Brasil por uma parte do empresariado brasileiro afirmando que o CDC iria acabar com a categoria, para ele o surgimento do código fortaleceu a importância da existência do Procon em todo o Brasil e também serviu para aprimorar a qualidade do empresariado brasileiro e auxiliar a categoria a defender-se de práticas de concorrência desleal.

Segundo o secretário o código seria uma evolução do tabelamento dos preços que surgiu durante o governo de José Sarney a frente da presidência da República e que hoje o código visaria defender o consumidor não buscando tabelar os preços, mas garantir uma concorrência justa dentre o empresariado e condições dignas para o consumidor. Helton defendeu que apesar de ter surgido na década de 90 do século XX o código se mantém extremamente atualizado conseguindo atender necessidades que surgiram com o advento da internet e necessitando de reajustes mínimos.

Helton também falou sobre a evolução no serviço oferecido pelo Procon para a população, segundo ele até o início dos anos 2000 o órgão limitava-se quase que unicamente a um balcão de reclamações por parte da população, já atualmente o órgão apresentaria uma vastidão de serviços que consegue cobrir as diversas necessidades da população. Ele também ressaltou a importância do empenho  do gestor maior da região para que o Procon naquela localidade consiga agir de forma efetiva.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba