Mercado Financeiro

Uerton Oliveira analisa movimentações recentes da economia nacional, 'estamos no zero a zero'

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou no programa Master News desta terça-feira o economista, Uerton Oliveira.

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou no programa Master News desta terça-feira o economista, Uerton Oliveira. Durante a entrevista o economista analisou o momento atravessado pela economia nacional e os efeitos da crise econômica que perdura no Brasil a pelo menos seis anos.

Questionado acerca das variações da economia nacional e se os números apresentados pelos indicadores nacionais já apontariam uma reação da crise mesmo que de forma lenta, ele fez um comparativo a um jogo de futebol para explicar que na realidade o cenário nacional apesar de estar se recuperando ainda está longe de estar passando por um momento positivo, ”saímos de um impedimento e agora estamos no zero a zero”, segundo ele o crescimento econômico vivido durante o mês de julho teria sido apenas uma recuperação da queda sofrida durante a crise do caminhoneiros.

Perguntado se a economia poderá sofrer com os reflexos das eleições deste ano, Uerton apostou que sim de maneira semelhante ao que se viu nas eleições de 2014 quando a economia nacional apresentava um relativo crescimento ao mercado externo quando o candidato Aécio Neves(PSDB) se apresentava em primeiro lugar,mas voltava a cair quando o nome da ex-presidente Dilma Rousseff(PT) retomava a liderança das pesquisas. Ele apostou que este ano como as probabilidades de que um candidato que agrade ao mercado seja eleito o dólar deverá crescer durante toda a campanha. Ele também defendeu que a instabilidade em torno de alguns nomes que se apresentam também deve afetar negativamente na economia.

Em seguida ele foi questionado qual seria o melhor cenário para a economia nacional uma vez que os dois candidatos que lideram as pesquisas econômicas o ex-presidente Lula(PT) e o deputado federal, Jair Bolsonaro(PSL) não seriam boas opções na visão do mercado, segundo ele a crise econômica seria um fruto da crise política que o Brasil também sofre, mas que as pesquisas eleitorais poderão ser um bom termômetro do futuro econômico do país mas ele afirmou não acreditar que o atual cenário que se apresenta nas pesquisas se mantenha. Para ele o candidato tucano, Geraldo Alckmin(PSDB seria a opção mais favorável ao cenário econômico brasileiro.

Ele também falou sobre o lançamento do seu portal ‘Ekonomy’ que acontecerá na próxima quarta-feira(15), Uerton afirmou que o portal será voltado para a divulgação de material sobre economia de modo geral, mas distanciando-se do material de cunho politico. Ele também garantiu que o portal focará no cenário econômico da Paraíba de forma interligada com o mercado nacional.

https://www.facebook.com/Masterizando/videos/540330343066393/

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba