declaração polêmica provoca crise

BOMBA: Ministro da Justiça afirma: A PM do Rio é sócia do crime organizado: "Tem acerto do crime com comandantes e deputados estaduais"

Torquato Jardim, afirma que a Polícia Militar do Rio de Janeiro é sócia do crime organizado no estado. Torquato não isenta de culpa o Poder Executivo e afirma que com Pezão (governador) e Roberto Sá (secretário de segurança) “o Rio não tem comando” e apresenta prazo para solução: “a virada da curva ficará para 2019, com outro presidente e outro governador”.

“acerto com deputado estadual e o crime organizado”.

Em entrevista ao blog do jornalista Josias de Souza, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, afirma que a Polícia Militar do Rio de Janeiro é sócia do crime organizado no estado. Torquato não isenta de culpa o Poder Executivo e afirma que com Pezão (governador) e Roberto Sá (secretário de segurança) “o Rio não tem comando” e apresenta prazo para solução: “a virada da curva ficará para 2019, com outro presidente e outro governador”.

A conclusão do ministro surgiu através do assassinato do tenente-coronel Luiz Gustavo Teixeira, do 3º Batalhão da PM. Segundo o Torquato, “esse coronel foi executado e ninguém me convence que não foi um certo de contas”. O ministro segue o raciocínio: “ninguém assalta dando dezenas de tiros em cima de um coronel à paisana [Josias apurou que o PM estava fardado], num carro descaracterizado”.

O jurista contextualiza o episódio e mostra a percepção que o ministro da Justiça tem do cenário atual no Rio de Janeiro: “O que está acontecendo hoje é que a milícia está tomando conta do narcotráfico. Por que? Os principais chefões do tráfico estão trancafiados em presídios federais. E o crime organizado deixou de ser vertical. Passou a ser uma operação horizontal, muito mais difícil de controlar”, finaliza (ou detona) Torquato Jardim.

Em resposta, o secretário de Segurança Público do Rio de Janeiro, Roberto Sá, se diz indignado com as declarações do ministro e o governador, Luiz Fernando Pezão, nega as afirmações. Na Câmara, o deputado do PSOL, Glauber Braga pediu a convocação do ministro para Comissão de Segurança Público da Câmara, a fim de esclarecer as informações de Torquato. Segundo Josias, a data para essa sessão será no próximo dia 8.

Fonte: Yahoo
Créditos: Yahoo