cuidados

ESPECIALISTAS ALERTAM: Sonho de ter um sorriso perfeito com lentes de contato dental tem consequências

O procedimento dura entre 8 a 10 anos, mas cuidados devem ser maiores que com os dentes naturais

A busca por tratamentos estéticos hoje em dia estão muito mais além do que corpo e rosto perfeitos. As pessoas agora procuram também um sorriso perfeito e não é a toa que uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética mostrou que o mercado de odontologia estética cresceu 300% nos últimos três anos.

Entre várias intervenções ortodônticas disponíveis, atualmente a que está em alta são as lentes de contato dental, que nada mais são do que laminados de porcelana ultrafinos moldados e colados sobre os dentes do paciente, um a um. Por ter uma espessura muito fina, pode ser comparada a lente de contato para os olhos. A ideia dessa técnica é recuperar a harmonia e forma do sorriso, deixando os dentes simétricos e brancos.

Porém, como todo procedimento estético, é preciso cautela na hora de escolher o tratamento e o profissional. Nas últimas semanas, a cantora Simaria, da dupla Simone e Simaria, descobriu que perdeu vários dentes ao retirar as lentes que tinha colocado com um profissional que fez o procedimento errado. Segundo Ezermir Guimarães, especialista em prótese do Hapvida Saúde, procedimentos mal conduzidos ou mal indicados ficam mais propensos à falhas: “é preciso está atento, pois defeito na interface de cimentação, seleção inadequada do cimento utilizado, desajuste oclusal, traumas, doença periodontal pré existente são alguns fatores que conduzem ao insucesso do procedimento”, completa.

As lentes de contato dental duram geralmente entre 8 a 10 anos. Ao optar pela colocação delas, o paciente deve estar ciente que os cuidados com os dentes passam a ser maiores que o cuidados com os dentes naturais. Além disso, é preciso visitas semestrais ao dentista para uma revisão do procedimento, “A relação entre paciente e profissional deve ser muito próxima para que ambos entendam do processo que está sendo executado”, finaliza o especialista.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria