Dinheiro Virtual

BITCOIN: A moeda do futuro virou realidade no presente - Por Anderson Costa

O Bitcoin foi criado por Satoshi Nakamoto e pensado para ser uma moeda digital que permitisse transações instantâneas, que não fosse regularizada por nenhum tipo de instituição.

O Bitcoin foi criado por Satoshi Nakamoto e pensado para ser uma moeda digital que permitisse transações instantâneas, que não fosse regularizada por nenhum tipo de instituição. Até hoje não se sabe se Nakamoto trata-se de uma pessoa real ou se foi um codinome utilizado por um grupo de programadores que desenvolveram o conceito de moeda digital.

Como funciona o Bitcoin?

O Bitcoin por ser uma moeda digital descentralizada nasceu sem ser regulamentado, nem chancelado por nenhum órgão federal ou bancário. As primeiras transações eram feitas unicamente no ambiente virtual através do sistema de blockchain. O blockchain é a tecnologia que torna o Bitcoin possível, pois é um banco de dados virtual criptografado que registra todos os dados relacionados ao Bitcoin e impede que estas informações sejam copiadas ou furtadas.

Como adquirir Bitcoins?

Um Bitcoin pode ser comprado de forma semelhante a outras moedas físicas ou “minerado”(termo utilizado para descrever o processo de criação de um Bitcoin através do processamento de dados).

Inicialmente devido ao seu baixo valor muitos usuários mineraram Bitcoins permitindo que um grande número de moedas fosse criado. Na medida que o Bitcoin popularizou-se ele tornou-se mais caro e seu processamento ficou mais difícil o que levou muitos usuários desistirem da mineração e passarem a compra-lo utilizando dinheiro físico.

Primeiros momentos da moeda

Inicialmente o Bitcoin foi cotado em 2009 valendo 8/100 de centavo de dólar americano, mas foi rapidamente aceito por amantes de tecnologia e por anarcocaptalistas que viam no Bitcoin uma forma de diminuírem o controle estatal em suas vidas.

Ainda em 2009 quando o Bitcoin ainda engatinhava tentando se firmar como uma realidade foi feita a primeira compra o utilizando como moeda de que se têm história. Um americano pagou 10 mil Bitcoins para comprar duas pizzas de 25 dólares. Na atual cotação da moeda as duas pizzas custaram um valor superior a 100 milhões de dólares.

O atual momento da moeda

No ano de 2017 a febre do Bitcoin tornou-se evidente para todos os públicos e criou uma grande corrida em busca de informações e qual a melhor forma de investir neste ativo que teve uma valorização de mais de 1000%. Junto a “corrida do ouro” da era digital também surgiram aqueles que apontassem o Bitcoin como uma nova bolha que já estaria prestes a explodir e comparavam ao caso das tulipas holandesas.

Durante quatro anos de alta especulação sobre o valor das flores, um único bulbo chegou a custar o equivalente a dez anos do salário de um artesão da época. As tulipas na Holanda levaram muitas pessoas a perderem dinheiro após o fim do período de valorização extrema das plantas, mas no caso do Bitcoin é diferente. Mais parecido com um ativo tradicional do mercado de ações o seu preço pode variar subindo e descendo ao longo do ano. Devido a esta variação as pessoas podem sim perder dinheiro, mas um período de desvalorização não significa o fim ou que não seja mais possível obter bons lucros com Bitcoin.

O final de 2017 e o começo de 2018 é um bom exemplo para se compreender como funciona a volatilidade deste mercado e demonstrar que atualmente o Bitcoin possui um bom capital que o permite sobreviver a grandes desvalorizações e crescer em disparada logo em seguida. Em dezembro* de 2017 o Bitcoin custava cerca de R$ 56.299,99 eram preços inimagináveis para aqueles que decidiram investir em janeiro do mesmo ano. Mas diferente do que os investidores mais recentes ou mais esperançosos imaginavam 2018 não começou nada bem para o Bitcoin, após uma série de notícias que afirmavam que vários países dentre eles a Alemanha(principal economia do bloco do euro) regulamentariam as transações de moedas digitais a moeda entrou em rápido declínio sofrendo uma queda de 70%.

Após esta queda vertiginosa que era apontada pelos mais pessimistas como o fim o mercado começou a reagir e voltou a crescer lentamente. Atualmente o Bitcoin está cotado a R$28.111,88 **um valor pequeno quando comparado ao atinjido em novembro do ano passado, mas já demonstrando uma clara recuperação.

O senador e ex-candidato a presidência José Serra (PSDB) é uma das muitas pessoas que está estudando Bitcoin, ele inclusive escreveu um artigo para o jornal o Estado de São Paulo onde explica a moeda e demonstra sua crença de que o maior ponto positivo não é a moeda digital em si, mas a tecnologia que a torna possível. Serra defende que o ponto forte do Bitcoin na realidade é o blockchain que permitirá revolucionar a vida como conhecemos atualmente facilitando tratamentos médicos e transações bancárias internacionais ou a educação. O fato de uma raposa velha da política como Serra estudar Bitcoins apenas nos revela que o Bitcoin não é a moeda do futuro como muitas pessoas apontam, mas uma realidade a ser considerada.

 

 

 

 

*valores de 11/12/2017
*Valores de 16/03/2018
Dados coletados através do site coinmarketcap.com

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba