Aniversário

VÍDEO: Sapé comemora 92 anos de emancipação política e prefeito Roberto Feliciano destaca avanços da cidade

O país passa por um momento difícil, de crise financeira, mas, segundo o prefeito, com responsabilidade e determinação, Sapé consegue seguir em frente, e tem muito o que comemorar nessa data festiva

O município de Sapé, cidade localizada na Zona da Mata da Paraíba, comemora seus 92 anos de emancipação política, nesta sexta-feira (01).

O prefeito Roberto Feliciano, do PSB, fez questão de preparar uma homenagem e, em um vídeo institucional, destaca os avanços realizados na região, em todas as áreas.

O país passa por um momento difícil, de crise financeira, mas, segundo o prefeito, com responsabilidade e determinação, Sapé consegue seguir em frente, e tem muito o que comemorar nessa data festiva.

Situada em bela planície, elevada acima do nível do mar cerca de 126,37 m, Sapé fora habitado em tempos pré-coloniais pelos índios Potiguares. Naturalmente estava coberta de matas exuberantes, que floresceram até o tempo da devastação, quando se fundaram os engenhos primitivos, os quais se bifurcaram em dois povoados: o de Alagoa Cercada, pertencente ao então Sr. Urbano Guedes e o “Engenho Conceição (outrora denominado Buraco), de propriedade do Senhor Simplício Coelho.

O povoado começou com a Estação da Estrada de ferro Great-Western, a qual foi fundada em 1882. Antes dessa urbana edificação havia um sítio, na época, ocupado pela próspera localidade. Depois de fundada a Estação, o povoado foi se estendendo para leste e oeste, formando assim quase dois bairros conhecidos pelos nomes de Sapé de Baixo e Sapé do Meio, este último, assim denominado em razão de um quase bairro que estava situado mais além com o nome de Sapé de Cima. Neste último, achava-se a Capela de Jesus, Maria e José ou da Sagrada Família, primeira localidade. O povoado tal qual se o acaba de descrever, estendeu a sua parte principal para o lado do Sul deste, ultrapassando o local em que se achava situada no ano de 1901, iniciada pelo então Sr. Manoel Antônio Fernandes e terminada pelo Sr. Simplício Coelho.

A denominação Sapé originou-se da existência de um tipo de capim abundante na região, conhecido pelos indígenas como “Eça=PE, o que alumia o caminho, o que dá claridade”. Dele se serviam para fazer fachos de iluminar as travessias noturnas.

Data a criação do distrito e do município em 7 de março de 1896, com a denominação de Espírito Santo, segundo a Lei Estadual nº 40. A povoação de Cruz do Espírito Santo e a Vila de Pedras de Fogo foram transferidas para o novo município.

A divisão administrativa de 1911, Espírito Santo constituía-se dos distritos Espírito Santo (sede), Sapé, Sobrado e São Miguel de Taipu.

Por determinação Estadual nº 627, de 1º de dezembro de 1925, a Sede municipal foi transferida para a povoação de Sapé , que daquela data em diante foi elevada à categoria de vila pela mesma lei.

Fonte: Blog do Ninja
Créditos: Henrique Lima