Um cenário desconfortável para o governador porque, como ele próprio admitiu e assimilou, são cinco candidatos contra ele.

A simbologia do debate em 2014

POR WALTER SANTOS

alex

A real possibilidade de influência

Dentro de uma visão pragmática, fria, sem necessidade nenhuma de afetar o conceito do que se viu durante o primeiro debate na TV Master , na quinta-feira, não é demais prever que no decorrer da campanha os debates passem a ter forte influência na intenção de votos dos eleitores.

Há de se admitir, ainda, que uma parcela da sociedade deva ficar à margem do acompanhamento desse instrumento balizador, sobretudo os municípios de menor porte, entretanto, nos médios e grandes centros certamente que com a inexistência de outros fatores de mobilização imensa de rua a influir processos como se dava nos showmícios, diante deste novo quadro, é muito provável que os debates passam a ter portanto, relevância muito acima dos pleitos passados.

Já em 2010, eles tiveram impacto no processo eleitoral, sobretudo depois que o então candidato do PMDB ao Governo,José Maranhão, passou a não participar desses eventos afetando fortemente a tendência do eleitorado jovem e/ou esclarecido dos centros urbanos.

Em 2014, há um cenário distinto da disputa governamental de 2010 porque o candidato Ricardo Coutinho de inegável desempenho discursivo passa a ter em 2014 concorrentes com idêntico e/ou potencial de debate tirando-lhe a hegemonia que dispunha na última eleição contra José Maranhão.

A performance de Cássio Cunha Lima e de Vital do Rego Filho em escala de disputa mais consistente com o governador, inclusive na desmistificação de conceitos e opiniões, tem como endosso contextual performática considerável dos considerados candidatos Nanicos – PSTU (Antonio Radical), PROS (Major Fábio) e PSOL (Tercio Teixeira) construindo, enfim, um cenário desconfortável para o governador porque, como ele próprio admitiu e assimilou, são cinco candidatos contra ele.

Trocando em miúdos, este é uma realidade preocupante aos interesses de Ricardo de reeleição, pois com esse quadro posto certamente que deva influir na definição de votos dos indecisos.

Tenho dito.

A OUSADIA DE ALEX FILHO

O primeiro debate na TV Master consolidou a emissora e seu principal âncora, Alex Filho, pelo tom relevante da iniciativa estadualizando seu conceito.

Mesmo com problemas técnicos localizados, a essência é que Alex soube conduzir com segurança o debate e está assinalando tento importante a merecer reconhecimento.

É assim que se faz.

UMAS & OUTRAS

…O governador RC chegou acompanhado da vice, Ligia Feliciano, do candidato ao Senado, Lucélio Cartaxo, do prefeito Luciano Cartaxo, assessores e candidatos.

…O jornalista e candidato a deputado estadual Ricardo Barbosa fez questão de estar com Ricardo Coutinho. RCL deve ter se tremido lá de cima.

…Chamou a atenção os convidados e acompanhantes de Cássio: Rômulo Gouveia, Luciano Agra, RoseanaMeira – todos ex-amigos e ex-aliados do governador, que passou o tempo sem olhar à frente, onde eles estavam.

…Vital do Rego Filho esteve acompanhado da irmã Raquel, do amrqueteiro Zé Nivaldo, o empresário/consultor Alexandre Almeida e assessores.

…Mudando de assunto, Mirandinha está em estúdio gravando novo CD de samba. Maravilha à vista.

…Satisfação imensa de rever o amigo irmão, médico e intelectual Francisco Pinto – uma das melhores cabeças pensantes da Paraiba, mesmo quando exagera no tom roxo à ordem vigente.

ÚLTIMA

…”Vai passar nessa avenida/um samba popular…”