O que se pode dizer das mais novas pesquisas eleitorais na Paraíba?

Por Josival Pereira

Análise: O que se pode dizer das mais novas pesquisas eleitorais na Paraíba?

Apesar de bastante questionadas e contestadas, as pesquisas de intenção ganham sempre muita repercussão nas campanhas eleitorais. Ninguém acredita, mas terminam servindo de referência para todo mundo.
A primeira pesquisa eleitoral divulgada na Paraíba depois dos pedidos de registros dos candidatos foi a do Correio da Paraíba, contratada ao Instituto Souza Lopes, do Paraná.
A rigor, os números não alteram a paisagem eleitoral desenhada por todas as pesquisas desde o início do ano. As mudanças não chegam aos cinco pontos percentuais, inscrevendo-se dentro de uma margem de erro um pouco ampliada.


As duas mudanças mais significativas podem ser facilmente explicadas. O candidato do PMDB, Vital do Rego, com índice de 4,4% de intenções de voto, vem bem abaixo dos números ostentados pelo irmão, Veneziano Vital do Rego, que sempre tinha mais de 10%. A retração pode ser explicada pela mudança brusca de candidato. Tanto pelo possível desconhecimento da mudança quanto pela desconfiança gerada.
O governador Ricardo Coutinho, com 29,2%, cresceu 4,1 pontos percentuais, movimento acima da média de todo semestre. A explicação mais plausível é a de que o governador incorporou às suas intenções de voto o apoio do agrupamento do PT liderado pelo prefeito Luciano Cartaxo. A questão é saber se já incorporou todo o potencial petista ou se ainda tem o que somar da aliança ainda questionada na Justiça.
O senador Cássio Cunha Lima, com 45,5% e oscilação para cima de 1,7 pontos, aparece em situação confortável, embora as pesquisas ora deem sinais de teria batido num teto, ora que ainda tem margem para crescer.
Como se nota, não existe nada de muito novo. Resta agora esperar pelo guia eleitoral.

por Josival Pereira