Dados do Caged: João Pessoa bate recorde histórico na geração de empregos no primeiro semestre 

A cidade de João Pessoa gerou 4.724 empregos formais no primeiro semestre de 2014, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O número representa um recorde histórico, sendo o maior já registrado para o período desde 2003, quando o cadastro foi criado.

São 929 empregos a mais do que no mesmo período do ano passado, o que representa um crescimento de quase 25%. No primeiro semestre de 2013 foram gerados 3.795 empregos formais.

Os principais responsáveis pelo crescimento das vagas foram o setor de serviços, com a geração de 3.376 novos postos de trabalho; e o setor da construção civil, com 1.206 vagas. Também contribuíram para o saldo, os setores de serviços industriais de utilidade pública, com 159 novos empregos; e indústria de transformação, com 14.

 

Considerando só o mês de junho, houve uma geração de 134 novas vagas de emprego na Capital, a maior parte delas no comércio, que empregou 148 pessoas. O setor de serviços veio em segundo lugar com 98 novos empregos. O saldo geral só não foi maior porque a indústria de transformação apresentou queda na oferta de vagas (-143).

 

Ainda assim, o desempenho da Capital paraibana foi o segundo melhor da região Nordeste, ficando atrás apenas de São Luís, que teve 227 novas vagas de emprego no mês de junho. Todas as outras capitais tiveram saldos negativos no mês.

 

A boa colocação da cidade, que ficou em 17° lugar no ranking nacional de geração de empregos, foi comemorada pelo secretário do Trabalho, Produção e Renda da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Diego Tavares. “Temos a segurança de estar no caminho certo em relação à nossa política de geração de empregos e os números só comprovam isso”, afirmou.